© Imagens: Freepik

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Os anos iniciais do Ensino Fundamental são muito especiais para o desenvolvimento integral da criança, em todos os sentidos. É a fase que marca a saída da primeira infância e que antecede a adolescência.  As crianças ao longo desse período estão no auge das descobertas, do aprendizado contínuo com a curiosidade aguçada e com milhões de perguntas para serem respondidas.

Os aspectos físicos, cognitivos, afetivos, sociais e  emocionais continuam a desenvolver-se. Assim, a presença e influência dos pais nesta fase é de grande importância.

Neste período, os campos de ação da criança aumentam. Ela passa a se desenvolver de forma mais lenta, mas constante. É muito influenciada pela família e círculo social, pois inicia-se a configuração da identidade. Por isso, é importante permitir que o menino e a menina se desenvolvam livremente e tenham uma educação natural. Entre os 6 e 10 anos, as crianças tornam-se mais independentes, e, portanto, mais resistentes a determinadas instruções e à aceitação de críticas e castigos.

Nesta fase é importante fortalecer a autonomia, oferecendo às crianças condições e ferramentas para interagir
criticamente com diferentes conhecimentos e fontes de informação.

Objetivos dos Anos Iniciais

Expressar-se utilizando diferentes linguagens: gestos, palavras, sons, corpo, etc., para comunicar suas emoções, ideias e valores.

Aprender a reconhecer a Bíblia como fundamento do estudo e ensino de todas as demais ciências.

Conhecer e relacionar-se pessoalmente com Deus através da Bíblia e da Natureza.

Apreciar a participação ativa nas diferentes atividades comuns à rotina diária familiar.

Desenvolver a autonomia orientada pelos valores bíblico-cristãos.

Fortalecer o relacionamento com os pais educadores e familiares.

Saber e colocar em prática os princípios de saúde praticando hábitos saudáveis.