Você já ouviu falar sobre a “Verdadeira Educação”? Talvez para muitos seja um tema ainda a ser estudado e compreendido. No entanto, embora pouco conhecida, a Ciência da Verdadeira Educação existe há muitos anos e alguns de seus princípios permeiam parte de programas educacionais existes atualmente em países como a Finlândia, por exemplo.
Segundo a educadora e escritora Ellen G. White, “A verdadeira educação significa mais que certo curso de estudo. É vasta. Inclui o harmônico desenvolvimento de todas as aptidões físicas e das faculdades mentais. Ensina o amor e o temor de Deus, sendo o preparo para o fiel desempenho dos deveres da vida.”[1] Além de promover o desenvolvimento físico, mental e espiritual, a Verdadeira Educação habilita o aluno “a fazer melhor uso do cérebro, ossos e músculos, do corpo, mente e coração”[2] , formando assim um caráter regido por princípios estabelecidos, e governado pelo domínio da consciência e clareza de pensamento.
Vejamos alguns dos princípios que caracterizam a Ciência da Verdadeira Educação:
1 – O desenvolvimento integral do ser
O foco desta Ciência é o desenvolvimento harmônico de todas as áreas de crescimento do ser humano, tanto no aspecto físico, da saúde do corpo e da mente, como nos aspectos intelectuais e espirituais. O intelecto é desenvolvido sem detrimento da construção de um caráter equilibrado, da obtenção de firmeza moral e qualificados para desempenharem uma vida útil na sociedade.
2 – O conhecimento de Deus no estudo da bíblia e da natureza
Uma vez que Deus é a fonte de todo o verdadeiro conhecimento, é “o principal objetivo da educação dirigir a mente à revelação que Ele faz de si próprio.”[3]Deus se revela por meio das Escrituras Sagradas, a Bíblia, e por meio de Suas Obras criadas. Assim sendo à Bíblia, é dado o lugar mais alto na educação, seguida pelo estudo da Natureza.
3 – O desenvolvimento do caráter e corpo saudáveis
Como cada ser humano é dotado de individualidade, com capacidade própria de pensar e agir, “é a obra da verdadeira educação desenvolver esta faculdade, ensinando os jovens para que sejam pensantes e não meros refletores do pensamento de outrem.”[4] . Uma vez que “a devida educação inclui, não somente a disciplina mental, mas aquele cultivo que garante a sã moral e o correto comportamento“[5], a verdadeira educação, por meio da disciplina, da clareza de pensamento, e com firmeza de propósito, fortalecerá o caráter promovendo também o cuidado com o corpo como preciosa dádiva dada pelo Criador e que precisa ser cuidado e preservado por meio de hábitos saudáveis.
4 – A aquisição de conhecimentos das ciências
Juntamente com o conhecimento de Deus, a formação do caráter e o cuidado com o corpo, o conhecimento acadêmico é igualmente importante, sendo este um resultado consequente dos outros aspectos da Ciência da Verdadeira Educação. Uma educação equilibrada soma o desenvolvimento do caráter com o conhecimento das ciências, habilitando assim o estudante a ocupar uma posição de maior utilidade, “não se contentando com certa medida de êxito, mas compreendendo sua necessidade de constante diligência em adquirir conhecimento.”[6]
5 – O conhecimento aplicado na prática
Na Verdadeira Educação o conhecimento teórico deve vir acompanhado com a prática, sempre que possível. A habilidade para empregar o conhecimento devidamente, pondo em prática o que é estudado é fundamental e constitui este um princípio importante para um resultado satisfatório da aprendizagem. “É o emprego que eles fazem de seus conhecimentos que determina o valor de sua educação.” [7]
Sob a perspectiva de que “O mundo não necessita tanto de homens de grande intelecto, como de nobre caráter, cuja habilidade é dirigida por princípios firmes”[8] a Ciência da Verdadeira Educação busca restaurar no homem a imagem do seu Criador.
[1] WHITE, Ellen. G. Educação, Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2008, p. 14.
[2] WHITE, Ellen G. Ciência do Bom Viver, Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2013, p. 398
[3] WHITE, Ellen G., Educação, Tatuí: SP, Casa Publicadora Brasileira, 2003, p.16.
[4] WHITE, Ellen G., Educação, Tatuí: SP, Casa Publicadora Brasileira, 2003, p.17.
[5] Ibidem.
[6] (11) WHITE, Ellen G., Fundamentos da Educação Cristã, Tatuí: SP, Casa Publicadora Brasileira, 2008, p.119.
[7] (12) WHITE, Ellen G., Ciência do Bom Viver, Tatuí: SP, Casa Publicadora Brasileira, 2004, p.402
[8] (7) WHITE, Ellen G., Educação, Tatuí: SP, Casa Publicadora Brasileira, 2003, p.225.